Fimose

O que é fimose?

Fimose é a dificuldade ou impossibilidade de exposição da glande devido ao excesso de prepúcio. É condição muito comum tanto em crianças quanto adultos. A fimose é conhecida como primária quando ocorre em crianças e a tendência é que haja resolução espontânea nos primeiros anos de vida. Caso essa resolução não ocorra podem ser usadas pomadas para tentativa de melhora do quadro além de procedimento cirúrgico. Já a fimose secundária ocorre no adulto e ela é consequência de atritos locais, traumas e também de episódios repetidos de inflamação da glande/prepúcio - conhecidos como balanopostites.

Complicações relacionadas ao excesso de prepúcio

O excesso de prepúcio pode ser origem de muitas doenças e sintomas do trato genital masculino como por exemplo:

  • Inflamações ( balanopostites ) de repetição
  • Infecções urinarias
  • Dor/desconforto na relação sexual
  • Aumento da prevalência de doenças sexualmente trasmissíveis
  • Fator de risco para câncer de pênis

Tratamento

Em crianças podem ser usadas pomadas como tratamento inicial, embora essa não seja a escolha para muitos casos sendo, assim, indicada cirurgia. Em adultos a conduta é a retirada do prepúcio - cirurgia chamada de postectomia.

Postectomia

É o procedimento cirúrgico onde o médico cirurgião faz a retirada do excesso de prepúcio. Essa cirurgia é de baixa complexidade, com duração entre 40-60 minutos, sendo que o paciente não necessita ficar internado no hospital e pode receber alta no mesmo dia. Ser de baixa complexidade não significa que não existam complicações a esse procedimento. Complicações podem acontecer e as principais são hematomas no local do procedimento, edema ( inchaço após a cirurgia ), sangramento e infecções no local.

O correto cuidado da ferida pós-operatória com a realização dos curativos prescritos, a higiene local e o repouso adequado é parte fundamental da recuperação e evita grande parte das complicações.