Vasectomia
O que é?
É um procedimento cirúrgico de baixa complexidade e poucas complicações pelo qual, através da secção dos dutos deferentes, é ocasionada esterilização masculina.
Como é realizada?
A vasectomia é realizada através de dois pequenos cortes na bolsa testicular ( ou apenas um ). Pode ser realizada em consultório ou ambiente hospitalar com anestesia local ou venosa ( sedação ) a depender da preferência do paciente ou do cirurgião.
Quem pode realizar?
No Brasil, em Março de 2023 entrou em vigor lei nº 14.443/2022, a qual diz que homens acima de 21 anos de idade ou pelo menos dois filhos podem realizar a cirurgia. Além disso essa lei acabou com a exigência do consentimento do conjugue para realização do procedimento. O prazo mínimo entre o assinatura do termo e o ato cirúrgico deve ser de, no mínimo, 60 dias.
Como é a recuperação? E a função sexual? Ainda vou ejacular?
Essas são duvidas muito comuns antes do procedimento cirúrgico. A recuperação em média demora 3-5 dias em repouso. Após esse período é liberada a atividade diária leve como trabalhar sentado e dirigir pequenas distâncias. A vasectomia não altera a função sexual masculina e o processo de ereção. Além disso a ejaculação é mantida, uma vez que o liquido seminal não é interrompido. Apenas ocorre o bloqueio da passagem dos espermatozoides no ejaculado. Um ponto importante é que para saber se a cirurgia foi bem sucedida necessitamos realizar um espermograma e este apresentar o resultado sem espermatozoides ( algo que chamamos de azoospermia ). Antes desse resultado não podemos liberar a relação sem preservativo com o risco de ainda poder ocorrer gestação.
Como é a recuperação? E a função sexual? Ainda vou ejacular?
- Cirurgia de baixa complexidade e poucas complicações
- Elimina a necessidade de utilizar outros métodos anticoncepcionais
- Cirurgia muito mais simples que a laqueadura tubária realizada nas mulheres
- Método extremamente seguro
- Não interfere na ereção masculina